Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedição Sul 23 - Imigrantes no Brasil

Árabe e Sírio contam como foi a adaptação no país

Oncotô?

No AR em 09/03/2013 - 23:30

Jorge MautnerNesta edição de Oncotô? – Expedição sul,  Jorge Mautner aborda a dependência em relação aos recursos naturais do Brasil. Ele também fala da extração de riquezas minerais e conta que o ouro e a prata extraídos das minas do país eram levados até Portugal e, através do comércio, chegavam até a Inglaterra. A riqueza acumulada pela ingleses nesse processo, aliás, foi responsável por toda industrialização da Europa.

Em Fóz do Iguaçu, Julia Barreto vai ao encontro da árabe Rajwa Sharif. Passeando com ela entre a fronteira do Brasil e Paraguai, Rajwa conta  sua história até chegar ao Brasil, as dificuldades da língua e mostra alguns produtos árabes que vendem na região.

Rajwa Sharif conta ainda  que depois de sentir o clima gostoso e a liberdade do Brasil, não tem mais vontade de voltar a morar na Palestina. Fala também que apesar disso, não esqueceu suas origens, nem sua cultura. 

Em Curitiba, Moutih Ibrahim diz que a capital é feita de imigrantes.Ele conta sobre sua vinda da Síria, quando não sabia falar nada em português, e que, inicialmente,  estava infeliz e pensando em retornar para sua terra. Ele revela, inclusive, o episódio de quando foi levado a um jogo de futebol e torceu pelo time adversário ao dos demais, e que apanhou por isso. No final, diz que com o tempo passou a gostar da cidade e dos brasileiros.

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/02/2013 - 15:48 e atualizado em 26/02/2013 - 17:34

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí