Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Melhores momentos 2013: jongo, arte das senzalas

O Paratodos investiga as origens do jongo, uma das mais antigas

Paratodos

No AR em 04/01/2014 - 18:00

Na reprise deste sábado, a equipe do programa foi ao bairro do Tamandaré, em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, para acompanhar de perto uma tradição que nasceu nas senzalas: o jongo.  Na pequena cidade do interior paulista, os descendentes de negros escravizados preservam a tradição e se preparam para passá-la às futuras gerações. Em sala de aula, professores da rede pública da cidade vão usar um kit com livro, CD e DVD sobre o jongo.

Do interior paulista, o Paratodos parte para a cidade de Poconé, a cem quilômetros de Cuiabá (MT), para mostrar o ritmo do cururu. O som é cantado em prosas e trovas e marcado pelo som da viola de cocho e do ganzá. Para preservar a tradição iniciada pelos cururueiros mais velhos, uma escola da cidade ensina o ritmo às crianças.

Ainda: um brasileiro e uma portuguesa se aproximaram pelos sons dos dois países, e descobrem muito mais semelhanças entre as duas culturas. Dessa união, surgiu um CD com o nome de importantes rios de Portugal e do Brasil: Tejo Tietê.

 
 



Apresentação: Aline Beckstein e Gustavo Minari

Edição de texto: Priscila Cestari

Produção: Raquel Setz e Sarah Quines

Reportagem: Carmen Souto, Carlos Molinari, Raquel Setz e Sarah Quines

Direção: Márcia Dutra

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/07/2013 - 17:20 e atualizado em 20/12/2013 - 15:48

Últimas

O que vem por aí