Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Partituras apresenta concerto de órgãos em Tiradentes e na França

Produção associa excelência da arquitetura barroca com refino musical

A TV Brasil exibe o espetáculo "Órgãos ibéricos viajantes" na edição inédita do programa Partituras. O concerto vai ao ar na madrugada de domingo (5) para segunda-feira (6), à 0h30, logo após a faixa Cine Nacional. A apresentação também fica disponível sob demanda no aplicativo TV Brasil Play.

A produção destaca a combinação entre a música barroca e grandes edificações da arquitetura. O especial em cartaz na emissora pública traz obras de renomados compositores interpretadas em órgãos produzidos na Espanha e em Portugal que estão instalados em construções históricas na França e no Brasil.

O musical revela um contraponto entre os órgãos barrocos em performances no instrumento realizadas por experientes artistas. O solista francês Jean-Luc Ho assume as teclas na Igreja de Saint Éloi, na cidade de Fresnes, enquanto o organista brasileiro Robson Bessa mostra seu talento na Matriz de Santo Antônio, no município mineiro de Tiradentes.

A mais recente atração da nona temporada do Partituras revela um repertório de clássicos que inclui temas de Antonio de Cabezón (1510-1566) e Johann-Sebastian Bach (1685-1750), escolhidos para a interpretação do organista Jean-Luc Ho.

O instrumento que o francês toca é um órgão espanhol de 1768. Encomendado para um convento, a peça foi desmontada durante a reforma que restaurou as características medievais. O equipamento encontra-se desde 2014 na igreja da região de Fresnes que é considerada um monumento histórico da França.

Grande marco da arquitetura e da arte barroca e rococó, a Matriz de Santo Antônio é um dos patrimônios nacionais em Tiradentes. Com uma sonoridade repleta de contrastes, o órgão português de 1785 não tem trombetas nem pedais. O som que ecoa dos tubos do instrumento reflete o brilho e a variedade da escola ibérica.

Para a apresentação do concerto especial, Robson Bessa executa obras de compositores europeu como Pablo Bruna (1611-1679), Manuel Rodrigues Coelho (1555-1635), Alessandro Scarlatti (1660-1725) e Carlos Seixas (1704-1742).

Abordagem sobre o barroco brasileiro

A riqueza histórica dos órgãos ibéricos e do estilo barroco são contextualizadas durante o programa Partituras que contempla teor documental. As peças musicais apresentadas na telinha da TV Brasil são intercaladas pela análise do jornalista e escritor Angelo Oswaldo de Araújo Santos.

Pesquisador, o convidado para falar sobre o assunto é um dos maiores especialistas no barroco mineiro. O depoimento feito pelo estudioso traz análises a respeito de aspectos como a produção artística durante o ciclo do ouro.

O barroco brasileiro floresceu graças à descoberta do ouro no início do século 18. As condições da época propiciaram o extraordinário desenvolvimento das artes no país. Na região do estado de Minas Gerais foram erguidas igrejas deslumbrantes. Os espaços recém construídos com sua arquitetura imponente se tornaram palcos perfeitos para as primeiras obras musicais genuinamente nacionais.

Produzido pelo Instituto Musica Brasilis, o concerto "Órgãos ibéricos viajantes" integra a série Baroque in Rio. A iniciativa destaca o encontro entre a música barroca e a arquitetura através da apresentação de obras de compositores consagrados em edificações de valor cultural inestimável.

Sobre o Partituras

Lançado pela TV Brasil em 2014, o programa Partituras busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na televisão aberta. Produções exclusivas, atrações especiais e contribuições das emissoras afiliadas da Rede Nacional de Comunicação (RNCP) estão no universo de apresentações da nona temporada.

Além das performances, o Partituras ainda traz o depoimento dos artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir aspectos interessantes sobre as obras executadas.

Os recitais exibidos pela emissora pública na telinha semanalmente podem ser conferidos também nas redes sociais do canal e no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e por meio do endereço play.ebc.com.br. O Partituras ainda tem uma versão radiofônica que vai ao ar pela Rádio MEC.

 

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

 

Serviço

Partituras – domingo, dia 5/6, para segunda-feira, dia 6/6, à 0h30h, na TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

 

Para saber como sintonizar a TV Brasil em sua cidade, acesse: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/06/2022 - 14:15 e atualizado em 03/06/2022 - 14:15 Por Gerência de Relações Institucionais

Últimas

O que vem por aí