Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O dia que durou 21 anos

Documentário mostra a influência do governo dos EUA no golpe de 1964

Passado Presente – Resistência Sindical

No AR em 27/03/2023 - 22:00

O documentário mostra a participação do governo dos Estados Unidos na preparação do golpe de Estado de 1964, no Brasil. O filme tem como ponto de partida a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, e prossegue até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos armados.

O diretor Camilo Galli Tavares se beneficiou de três volumosos pacotes de documentos, com divulgação autorizada pelo governo dos Estados Unidos. Além de gravações sonoras, liberadas para o público em 1999, pela Biblioteca Presidencial Lyndon Baines Johnson, e os papéis e áudios difundidos em 2004 pela organização não governamental National Security Archive. O cineasta buscou também informações em outras bibliotecas que conservam a memória de dois presidentes norte-americanos: John Kennedy e Lyndon Johnson. 

O "O dia que durou 21 anos" se destaca pelo grande acervo documental apresentado, além do enfoque à participação ativa dos EUA durante todo o complexo processo político que levou à deposição de João Goulart. 

Felipe Neto e Ynaê Lopes dos Santos são os convidados do especial Passado Presente - TV Brasil

O Especial conta com a participação do empresário e youtuber Felipe Neto e a historiadora Ynaê Lopes dos Santos que farão debates sobre o documentário.

Direção: Camilo Tavares | Ano: 2011 | Duração: 1h e 14min. Tema: memória, verdade e versões.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/03/2023 - 15:50

Últimas

O que vem por aí