Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Consórcio Nordeste: CGU e PF combatem desvio de recursos

Repórter Brasil Tarde

No AR em 26/04/2022 - 12:15

A Polícia Federal realizou na manhã de hoje (26) a Operação Cianose, que investiga a contratação de uma empresa para o fornecimento de 300 ventiladores pulmonares durante o pico inicial da pandemia de covid-19 no Brasil, em 2020.

O contrato teria sido firmado pelo Consórcio Nordeste, que representa governos da região. Um dos alvos de busca e apreensão é o ex-secretário da Casa Civil do governo da Bahia, Bruno Dauster, que teria atuado na contratação.

Também foram alvos da operação de hoje, empresários e lobistas supostamente envolvidos no esquema. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, em três estados - São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia - além do Distrito Federal. Auditores da Controladoria Geral da União também participaram das buscas. Uma outra investigação começou a ser feita ainda em 2020, mas o caso precisou ser encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça, porque o governador da Bahia, Rui Costa, que era o presidente do Consórcio Nordeste na época, também é investigado, por ter dado autorização para a compra dos aparelhos. O governador já negou qualquer irregularidade na sua gestão.

A Polícia Federal informou que não há mandados contra governadores nessa fase da Operação Cianose. O nome da operação faz referência a uma condição de saúde que pode ser causada, por exemplo, por uma insuficiência respiratória. O valor total do contrato seria de R$ 45 milhões e os 300 respiradores nunca foram entregues. Os suspeitos podem responder pelos crimes de estelionato, dispensa de licitação sem observância de lei e lavagem de dinheiro.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/04/2022 - 15:00

Últimas

O que vem por aí