Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Haiti enfrenta nova crise política e humanitária; ONU pede ajuda

Repórter Brasil Tarde

No AR em 18/10/2022 - 12:15

Os Estados Unidos e o México vão enviar uma força militar ao Haiti, que enfrenta uma nova crise política e humanitária. A decisão foi tomada durante uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que discutiu a situação do Haiti em caráter de urgência.

Horas antes o secretário-geral António Guterres afirmou que o Haiti vive uma situação de “absoluto pesadelo” e voltou a pedir o envio de uma Força Armada internacional. Guterres destacou a situação dramática enfrentada pelos haitianos com o porto bloqueado por gangues que impedem a saída de combustível. Segundo ele a força internacional ajudaria a estabelecer um corredor humanitário assegurando a livre passagem de água, combustível, alimentos e suprimentos médicos.

O pedido responde a uma solicitação de socorro do primeiro-ministro haitiano Ariel Henry. No entanto, a legitimidade do primeiro-ministro é questionada pelos haitianos que foram as ruas pedir a renúncia dele contestar a interferência externa.

O Haiti não tem eleições para presidência ou parlamento há seis anos, e está sem chefe de Estado desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em julho do ano passado.

Além disso Haiti enfrenta um surto de cólera.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/10/2022 - 16:00

Últimas

O que vem por aí