Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Território Yanomami em Roraima vive emergência de saúde

Repórter Brasil Tarde

No AR em 23/01/2023 - 12:15

Com um cenário de desnutrição e abandono, com constantes diagnósticos de pneumonia e malária, o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) a situação no território Yanomami, em Roraima. Uma equipe da pasta chegou à região há uma semana e está fazendo um diagnóstico da situação e tomando as primeiras medidas. A intenção, segundo a ministra Nísia Trindade, é que se possa agir mais rapidamente. Um hospital de campanha deve ser montado já nos próximos dias para reforçar os atendimentos.

A região fica na fronteira do Brasil com a Venezuela e abriga cerca de 30 mil indígenas da etnia. O garimpo ilegal no território vem sendo apontado como o principal responsável pelo adoecimento dos Yanomamis.

No sábado (21) o presidente Lula visitou a Casa de Apoio à Saúde Indígena, em Boa Vista. Ele ouviu lideranças indígenas e determinou medidas para socorrer a população. Segundo o presidente, garantir a saúde integral indígena é uma das prioridades do governo.

Integrantes da Força Nacional do SUS chegam hoje (23) a Boa Vista. Uma estrutura provisória do Exército foi instalada para apoiar os atendimentos. Além desse suporte na capital de Roraima, a ideia é reforçar os atendimentos nas aldeias. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vai determinar abertura de inquérito policial para apurar o crime de genocídio e crimes ambientais na região do povo Yanomami. E a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade anunciou uma chamada nacional de médicos. Detalhes no site da SBMFC (https://www.sbmfc.org.br/).

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/01/2023 - 16:20

Últimas

O que vem por aí