Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Violações de direitos humanos em terra Yanomami serão mapeadas

Repórter Brasil Tarde

No AR em 30/01/2023 - 12:15

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania chegou a Boa Vista, em Roraima, para fazer um diagnóstico das violações de direitos humanos que estão afetando a população indígena Yanomami. Hoje (30) pela manhã aconteceu uma reunião entre representantes do governo e lideranças indígenas. Na parte da tarde esta comitiva deve se se reunir com membros do governo de Roraima e também de entidades de proteção à infância, como representantes dos Conselhos Tutelares.

A situação do povo Yanomami está diretamente ligada ao avanço do garimpo. Em dezembro de 2022, a área atingida pelo garimpo chegava a 5 mil hectares. Um aumento de mais de 300% em relação ao final de 2018. E por causa do garimpo muitos indígenas tiveram malária. No ano passado, foram registrados 22 mil casos da doença, em uma população de 30 mil pessoas. A crise sanitária já matou 570 crianças Yanomami de 2019 a 2022, mas o número pode ser ainda maior, por causa da substantificação.

Como forma de facilitar o contato das equipes que trabalham na região, o Ministério das Comunicações também vai instalar mais pontos móveis de internet na terra Yanomami.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/01/2023 - 15:40

Últimas

O que vem por aí