Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia da Mulher: programas sociais tentam diminuir impacto da violência

Repórter Brasil Tarde

No AR em 08/03/2023 - 12:15

Um índice que não devemos celebrar neste Dia Internacional de Luta pelos Direitos das Mulheres é o de que, a cada ano, cerca de 822 mil estupros são registrados, o que significa que a cada minuto, duas mulheres são estupradas no Brasil. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e escancaram a realidade de muitas. 

Identificar que se é vítima de violência, ainda mais por um companheiro de vida, e conseguir sair dessa situação não é simples para nenhuma mulher. Apesar de a legislação brasileira contra a violência doméstica ser uma das melhores do mundo, pra muitas é difícil interromper o ciclo das violências seja por falta de apoio, por atendimentos inadequados ou mesmo por não ter mais forças. 

Mas sempre há uma saída. Iniciativas e programas sociais têm tentado diminuir o impacto na vida de todas as mulheres. Um deles é o Projeto Justiceiras, criado durante a pandemia e que facilita o acesso das mulheres ao sistema judiciário e de proteção. Tudo é feito por voluntária de diversas áreas e de forma online. 

Serviço

Quem presencia a violência contra a mulher deve ajudar essa vítima e não deixá-la sozinha. As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo Ligue 180, pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos ou pelo Whatsapp 24 horas (61) 99656-5008. 

O Projeto Justiceiras pode ser contatado pelo site oficial ou pela página no Instagram

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 08/03/2023 - 14:35

Últimas

O que vem por aí