Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial da Água: qualidade dos rios e abastecimento das cidades

Repórter Brasil Tarde

No AR em 22/03/2023 - 12:15

A Fundação S.O.S Mata Atlântica analisou mais de 160 pontos dos rios da Mata Atlântica. As coletas foram feitas no ano passado em rios de 17 estados do país, que fazem parte do bioma Mata Atlântica. É justamente onde vivem mais de 70% da população brasileira.

O resultado é o seguinte: a qualidade da água em 93% dos pontos analisados ficou muito baixa. Em 20% desses pontos, a água não é indicada para nenhuma atividade, como abastecimento, agricultura ou lazer. A pior situação de todos os rios analisados é justamente a do Rio Pinheiros, em São Paulo. Foram três pontos de monitoramento e, em todos, a qualidade da água foi considerada péssima. 

Neste Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, outra notícia importante: o Sistema Cantareira, principal responsável pelo abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, registrou volume operacional de 80,3%. É o maior registrado desde 2011. Enquanto os reservatórios melhoram os níveis, os moradores da periferia de São Paulo questionam o fechamento de registros durante a noite.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/03/2023 - 18:10

Últimas

O que vem por aí