Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

STF julga substituto da vaga de Deltan Dallagnol

Repórter Brasil Tarde

No AR em 09/06/2023 - 12:15

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar a decisão sobre o substituto da vaga de Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados. O plenário virtual foi aberto na madrugada desta sexta-feira (9). Os ministros podem depositar os seus votos até 23h59.

Por ser plenário virtual, os ministros não precisam debater o tema e apenas depositam seus votos no sistema eletrônico. O julgamento será sobre quem vai assumir o mandato deixado vago na Câmara dos Deputados pelo ex-procurador da república Deltan Dallagnol, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná decidiu dar a vaga ao Partido Liberal.

O entendimento foi de que nenhum outro candidato do Podemos atingiu número mínimo de votos exigido pela legislação eleitoral. Na última quarta-feira (7), o ministro-relator Dias Toffoli concedeu uma liminar que autorizou a posse imediata do primeiro suplente do partido, Luiz Carlos Hauly, que recebeu pouco mais de 11 mil votos nas eleições proporcionais de 2022.

Até o momento que a reportagem foi ao ar, além do voto de Toffoli, confirmando a liminar, foi registrado o de Alexandre de Moraes, que é também presidente do TSE. Ele seguiu o relator.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/06/2023 - 12:15

Últimas

O que vem por aí