Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rio Guaíba transborda após chuvas intensas em Porto Alegre

Repórter Brasil Tarde

No AR em 28/09/2023 - 12:00

Após vários dias chuvosos, o rio Guaíba, que corta Porto Alegre, transbordou e as águas invadiram ruas próximas à orla. O corpo de um homem foi encontrado nessa quarta-feira (27), numa das margens. Até o momento, há duas pessoas mortas por causa das enchentes que castigam o Rio Grande do Sul.

A cheia do Guaíba foi causada pelas chuvas trazidas pela a passagem de mais um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul. No centro histórico da cidade, o nível das águas chegou aos 3,2 metros; 17 centímetros acima da marca tolerável. Com isso, as águas invadiram a região do antigo cais de Porto Alegre.

A prefeitura precisou acionar o sistema de comportas do sistema de proteção contra enchentes para impedir o avanço das águas por outros bairros. A situação no bairro Arquipélago, onde vivem mais de oito mil pessoas, a maioria moradores pobres, começou a sair do controle.

Mais de 90 pessoas precisaram deixar as casas onde viviam e 30 foram resgatados pela Defesa Civil e soldados das Forças Armadas. Pelo menos 150 pessoas foram acolhidas nos abrigos públicos. Esta é considerada a maior cheira do Guaíba desde 1941, data de uma enchente histórica em Porto Alegre.

Leia também:
Ministros visitam regiões afetadas por tempestades no RS
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/09/2023 - 14:40

Últimas

O que vem por aí