Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

STF inicia julgamento de réus pelos atos antidemocráticos de 8/1

Repórter Brasil Tarde

No AR em 13/09/2023 - 12:00

Oito meses após os ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília, o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta quarta-feira (13) os primeiros quatro acusados de participação nos atos antidemocráticos.

O primeiro que está sendo julgado é Aécio Lúcio Costa Pereira. Ele é acusado de associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União.

Nas alegações finais antes do julgamento, a defesa do réu pediu que seja reconhecida a individualização das condutas, suspeição dos ministros do Supremo e absolvição de todos os crimes.

O segundo julgamento é do réu Thiago de Assis Mathar. Ele é acusado das mesmas práticas da outra ação penal. A defesa diz que as acusações são genéricas.

Também na lista de hoje está o caso de Moacir José dos Santos. A defesa sustenta que ele não rompeu barreira, nem gradil na Praça dos Três Poderes e que ele entrou no Palácio do Planalto para se proteger de bombas de gás de efeito moral.

Por último, está o julgamento de Matheus Lima de Carvalho Lázaro. A defesa dele pede reconhecimento de incompetência do Supremo para julgar o caso e falta de provas.

Vale ressaltar que os julgamentos começam nesta quarta (13), mas não há prazo limite para a conclusão. Qualquer dos magistrados pode pedir mais tempo para análise dos casos.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/09/2023 - 15:40

Últimas

O que vem por aí