Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cresce incidência de síndromes gripais e de mortes de crianças

Repórter Brasil Tarde

No AR em 26/04/2024 - 13:00

A circulação do vírus sincicial respiratório, que causa bronquiolite em crianças menores de 2 anos e em idosos, aumentou de forma expressiva nas últimas oito semanas. Cresceu também a incidência de síndromes gripais e de morte de crianças.

Os dados são do boletim Infogripe, da Fiocruz. A repórter Alessandra Lago vai trazer esses números para gente.

O vírus sincicial respiratório foi mais letal para esta faixa etária do que o vírus que causa a covid-19. Os dados são do boletim Infogripe da Fiocruz, que reúne dados de síndrome respiratória aguda grave no Brasil.

O VSR causa bronquiolite em bebês. E foi responsável por 57% dos casos recentes de síndrome respiratória. A Fiocruz também identificou que o rinovírus e a covid-19 também têm levado muitas crianças ao hospital.

Já entre idosos, o número de mortes por influenza tem crescido. Ainda assim, a covid-19 é o vírus com maior impacto nesta faixa etária.

Por isso é tão importante tomar as vacinas. Só este ano, foram notificados mais de 38,6 mil casos de síndrome respiratória aguda grave. Quase metade deu resultado positivo para algum vírus respiratório.

São casos positivos para influenza A e B, que são vírus que causam a gripe, além do vírus sincicial respiratório e o Sars-Cov-2, vírus da covid-19. E foram registradas mais de 2,5 mil mortes por síndrome respiratória aguda grave.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/04/2024 - 14:50

Últimas

O que vem por aí