Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Medida provisória deve reduzir a conta de luz

Repórter Brasil Tarde

No AR em 10/04/2024 - 13:00

A conta de luz pode ficar mais barata. É o que prevê uma medida provisória assinada nesta terça (9) pelo governo, que promete aumento dos investimentos em energias renováveis.

A expectativa é de que ocorra uma queda entre 3,5% e 5% no preço das contas de energia. Para custear essa redução, a medida provisória cria mecanismos para quitar empréstimos das distribuidoras, feitos durante a pandemia da covid-19 e da seca que atingiu os reservatórios entre 2020 e 2021.

Os valores dessas dívidas acabam sendo repassados ao consumidor final. Um dos meios para ajudar na quitação é o governo antecipar parte do que a Eletrobras deve à União, em torno de R$ 25 bilhões. Deste modo, os reajustes anuais das contas de luz também podem ser reduzidos até 2026.

A medida provisória prevê ainda o investimento de R$ 165 bilhões em geração de energia sustentável, ou seja, hidroelétrica, eólica, solar e de biomassa. Essa iniciativa, com investimentos privados, pode gerar até 400 mil empregos. Embora tenha validade imediata, o texto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/04/2024 - 15:30

Últimas

O que vem por aí