Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anvisa facilita a importação de remédios e vacinas contra a mpox

Repórter Brasil Tarde

No AR em 23/08/2024 - 12:45

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que simplifica as regras para a importação de insumos para o combate à mpox no Brasil. Agora, o Ministério da Saúde pode solicitar à Anvisa a dispensa de registro para medicamentos e vacinas que já tenham sido aprovados por outras agências reguladoras internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Agência Europeia de Medicamentos e a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos. A medida da Anvisa é provisória e excepcional, tomada como resposta à emergência em saúde pública declarada pela OMS nas últimas semanas.

O Ministério da Saúde ficará responsável por estabelecer os grupos vulneráveis e prioritários para os quais o tratamento deve se voltar e, no caso das vacinas, elas também devem passar pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Ainda nas ações de combate à mpox, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está desenvolvendo uma vacina para a doença. O imunizante está sendo desenvolvido há dois anos, desde a primeira emergência mundial causada pela mpox. De acordo com os pesquisadores, a vacina é feita com um vírus atenuado e pode ser aplicado com segurança, inclusive em imunossuprimidos e gestantes. 

Nos testes em laboratório, o imunizante evitou a infecção em 100% dos animais testados.
O próximo passo é enviar a documentação do trabalho para a Anvisa e, assim que a Agência autorizar, deve começar os testes em humanos.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/08/2024 - 15:45

Últimas

O que vem por aí