Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mulheres poderão se alistar no serviço militar aos 18 anos

Repórter Brasil Tarde

No AR em 28/08/2024 - 12:45

Pela primeira vez as mulheres vão poder se alistar no serviço militar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto, publicado nesta quarta-feira (28), com as regras. O alistamento feminino não será obrigatório, mas de forma voluntária. Deverá ser feito entre os meses de janeiro a junho do ano em que a voluntária completar 18 anos. A medida já vale para 2025. 

Os critérios de seleção ainda serão definidos, mas é certo que envolverão uma inspeção de saúde. Em relação à incorporação, será conforme as necessidades das Forças Armadas. O tempo de serviço é de 12 meses e pode ser prorrogado. Com a conclusão do curso de formação básica, as mulheres voluntárias terão direito ao certificado de reservista e, após serem desligadas do serviço, elas passam a integrar o quadro de reserva não remunerada. 

Um dos objetivos do alistamento das mulheres é ampliar a diversidade do quadro de militares, em que a presença feminina ainda é considerada uma exceção. Até então, só eram aceitas as profissionais admitidas em cursos de formação de suboficiais ou oficiais para exercer funções específicas.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/08/2024 - 15:20

Últimas

O que vem por aí