Foi anunciada a entrada de mais um país no Brics. A Indonésia é o primeiro membro pleno a ingressar, em 2025, no grupo com algumas das maiores economias emergentes do mundo, incluindo o Brasil.
A adesão do país ao Brics já havia sido aprovada na cúpula de Joanesburgo, na África do Sul, em 2023, mas foi confirmada no ano passado. A Indonésia é a maior economia do sudeste asiático e tem a quarta maior população do planeta. A expectativa para este ano é que outros oito países ingressem formalmente no BRICS, entre eles Cuba, Bolívia e Malásia.
O Brasil, que ocupa a presidência do grupo até 31 de dezembro, publicou nota saudando a entrada da Indonésia e ressaltando o apoio do país à reforma das instituições de governança global. O Brics conta agora com 11 membros plenos: além da Indonésia, fazem parte Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.