Os Estados Unidos revogaram a tarifa adicional de 40% para diversos produtos brasileiros. Entre eles estão café, chá, frutas tropicais como manga, coco, açaí e abacaxi, além de cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina. A ordem executiva, publicada nessa quinta-feira (20/11), menciona a conversa telefônica entre os presidentes Lula e Donald Trump em outubro.
A decisão do governo americano foi comemorada pelos ministros do governo brasileiro. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, que participou das negociações, destacou que a medida vai gerar mais empregos para o Brasil.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirma que o governo brasileiro recebeu com satisfação essa decisão, e ressalta que a ordem de Donald Trump se deu em função do avanço das negociações iniciais entre os países. O texto garante que o Brasil seguirá mantendo as negociações para a redução ou retirada das tarifas adicionais sobre outros produtos exportados para os Estados Unidos.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo quer integrar as cadeias produtivas e gerar mais investimentos para o Brasil exportar mais. Finalmente, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que essa notícia foi muito bem recebida pelo setor do agronegócio brasileiro, mas que ainda existe muito a negociar.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.