Grávidas a partir da 28ª semana de gestação já podem se vacinar contra o vírus sincicial respiratório, que é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos.
A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo internações. Não existe restrição de idade para a mãe e a recomendação é tomar dose única a cada nova gestação. A oferta no Sistema Único de Saúde (SUS), gratuita, foi viabilizada por meio de uma parceria com o Instituto Butantan e o laboratório produtor, que inclui a transferência de tecnologia para o Brasil. Com isso, o país passará a fabricar o imunizante.
Na rede privada, a dose da vacina pode custar até R$ 1.500. Do primeiro lote nacional com 673 mil doses, 134.500 foram destinadas ao estado de São Paulo. A aquisição integra a campanha que prevê inicialmente 1,8 milhão de doses, com investimento de R$ 1,17 bilhão.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação materna demonstrou uma eficácia de 81,8 % na prevenção de doenças respiratórias graves causadas por este vírus nos bebês durante os primeiros 90 dias após o nascimento.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.