Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Multidão vai a funeral de 170 meninas mortas em ataque a escola no Irã

Repórter Brasil Tarde

No AR em 04/03/2026 - 12:45

O governo do Irã anunciou que suspendeu a cerimônia fúnebre do aiatolá Ali Khamenei, o líder supremo do país que foi morto no primeiro dia de bombardeios de Israel e dos Estados Unidos no sábado (28). As homenagens estavam previstas para começar na noite desta quarta-feira (4), mas segundo a mídia estatal foram suspensas diante da previsão de uma participação popular sem precedentes e até que a infraestrutura seja reorganizada. 

Comoção 

Em Minab, no sul do país, uma multidão acompanhou o funeral das cerca de 170 estudantes mortas em uma escola no primeiro dia dos bombardeios. Os caixões foram transportados por caminhões até o local do sepultamento. Segundo o Departamento de Estado americano, a escola ficava perto de uma base militar iraniana que seria o alvo do ataque, o mais mortal da guerra. 

A porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani, exigiu uma investigação rápida, imparcial e completa sobre as circunstâncias do ataque. “Cabe às forças que realizaram o ataque investigá-lo. Exigimos que divulguem as conclusões e garantam a responsabilização e a reparação das vítimas”, afirmou ela. 

Segundo o direito internacional humanitário, atacar uma instituição de ensino, um hospital ou qualquer outra estrutura civil é um crime de guerra. 

*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/03/2026 - 15:40

Últimas

O que vem por aí