Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil arca com dívidas de Venezuela e Mocambique com o BNDES

Brasil é fiador do empréstimo. Dinheiro sairá do seguro-desemprego

Repórter Brasil

No AR em 03/05/2018 - 09:30

O Congresso Nacional aprovou na noite de ontem a liberação de mais de um bilhão de reais pra que o Brasil pague dividas da Venezuela e de Mocambique com um banco suíço e com o BNDES. O governo brasileiro foi fiador desses empréstimos, e como a Venezuela e Moçambique não pagaram a divida no prazo definido, o Brasil vai ter que arcar com essa obrigação.

Os empréstimos foram concedidos pra financiar serviços e obras de empreiteiras brasileiras no exterior e eram assegurados pelo Fundo de Garantia à Exportação. Hoje esse fundo tem um saldo positivo de 4,5 bilhões de reais, mas o uso desse dinheiro poderia comprometer ainda mais o déficit da economia pra este ano que tá calculado em 159 bilhões de reais.

Por isso, o governo teve que pedir um auxílio do Congresso pra liberar um bilhão e dezesseis milhões de reais, dinheiro que vai reforçar o caixa do FGE e permitir que essa divida seja honrada dentro do prazo, no caso, na próxima terça-feira.

Esse recurso sairá do Fundo de Amparo ao Trabalhador, especificamente do seguro-desemprego. Segundo os parlamentares, se o Brasil não cobrisse esse calote poderia ferir a lei de responsabilidade fiscal e até prejudicar a imagem do país no mercado internacional.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/05/2018 - 11:15 Por TV Brasil

Últimas

O que vem por aí