Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eleições 2022: TSE condena coligação do PL por litigância e má-fé

Repórter Brasil

No AR em 24/11/2022 - 19:00

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, respondeu à ação do Partido Liberal - PL- que contestava parte das urnas eletrônicas durante o segundo turno das eleições. Ainda na noite de ontem (23), o ministro aplicou uma multa de R$ 22,9 milhões e condenou a coligação do PL, pela qual o presidente Jair Bolsonaro foi candidato, por litigância de má-fé.

Segundo a decisão, os partidos descumpriram a determinação judicial de acrescentar ao pedido de verificação extraordinária os dois turnos das eleições. Moraes entendeu ainda que o PL e a coligação não apresentaram indícios e circunstâncias que justificassem a instauração da verificação. Segundo o ministro, ficou comprovada a má-fé dos partidos envolvidos ao apresentar um pedido “ostensivamente atentatório ao estado democrático de direito e realizado de maneira inconsequente com a finalidade de incentivar movimentos criminosos e anti-democráticos”.

A equipe técnica do TSE publicou um documento que rebate os argumentos apresentados pela coligação do Partido Liberal. E conclui que não há razão técnica para invalidar ou levantar "suspeição" dos votos em urnas de modelos anteriores a 2020. A íntegra pode ser conferida na página do tribunal.

Em resposta, o PL afirmou que acionou a assessoria jurídica que vai analisar a decisão do TSE.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/11/2022 - 21:20

Últimas

O que vem por aí