Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo Talibã proíbe mulheres em universidades de Afeganistão

Repórter Brasil

No AR em 21/12/2022 - 19:00

O governo do Afeganistão, chefiado pelo grupo extremista Talibã, anunciou que as mulheres não poderão mais frequentar universidades no país. A decisão é válida por tempo indeterminado e vale para universidades públicas e privadas. A medida tem efeito imediato, com isso muitas estudantes foram impedidas de realizar provas de fim de semestre.

A presença feminina já estava vetada em alguns cursos específicos há meses desta vez a medida é válida para todas as áreas do estudo. Veículos militares foram enviados para as portas das universidades e agentes do governo bloquearam a entrada das mulheres e ordenaram que elas retornassem para casa. Alunas e familiares pediram ajuda a comunidade internacional para pressionar o governo afegão.

A decisão foi criticada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Representante da organização afirmaram que essa é mais uma promessa quebrada pelo Talibã e lembraram mulheres têm perdido espaço no país em diversas áreas desde a volta do grupo extremista ao poder, em agosto do ano passado.

O atual governo não é formalmente reconhecido pela comunidade internacional e a decisão de retirar as mulheres das universidades deve dificultar ainda mais esse reconhecimento.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/12/2022 - 20:35

Últimas

O que vem por aí