Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Desde dezembro, 45 morreram em manifestações no Peru

Repórter Brasil

No AR em 10/01/2023 - 19:00

O governo do Peru admitiu hoje (10) que, pelo menos, 17 pessoas foram mortas pelas forças de segurança do país, durante os protestos de ontem (9). Além disso, 70 ficaram feridos. A segunda-feira foi o dia mais violento das manifestações desde dezembro. Desta vez o confronto com as forças de segurança do país foi em Juliaca, no sul do Peru.

O presidente do Conselho de Ministros, Alberto Otárola, tentou justificar a ação da polícia dizendo que houve um ataque orquestrado por cerca de dois mil manifestantes que teriam investido contra as forças de segurança. Segundo Otárola, o objetivo era tomar o controle do aeroporto de Juliaca. Os manifestantes no Peru pedem a antecipação das eleições gerais, marcadas para o próximo ano, a libertação do ex-presidente Pedro Castillo, e a renúncia da atual presidente, Dina Boluarte. 

Pedro Castillo foi preso no dia 8 de dezembro, depois de tentar dissolver o Congresso Nacional, o que foi visto como uma tentativa de golpe. Ele é acusado de rebelião e conspiração. Desde a prisão, os apoiadores do presidente vêm fazendo protestos pelo país e os atos têm sido reprimidos de forma violenta. Cerca de 45 pessoas já morreram.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/01/2023 - 21:20

Últimas

O que vem por aí