Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

EUA: invasão do Capitólio completa 2 anos; Câmara segue sem presidente

Repórter Brasil

No AR em 06/01/2023 - 19:00

Nos Estados Unidos, parlamentares fizeram um minuto de silêncio na escadaria do Capitólio em homenagem às vítimas. Familiares também estavam presentes e citaram os nomes de cada um dos cinco mortos. Em 6 de janeiro de 2021, um grupo de apoiadores radicais do ex-presidente Donald Trump entrou no Congresso norte-americano para tentar impedir a certificação do presidente eleito Joe Biden. No tumulto 5 guardas foram mortos e mais de 140 ficaram feridos.

Na época o vice-presidente Mike Pence foi acusado de trair Trump ao assinar a certificação. Dois anos depois, o Partido Republicano segue dividido e essa ruptura tem causado uma situação inusitada: apesar de ter maioria na Câmara, os Republicanos não conseguem eleger o presidente da casa. Algo assim não ocorria nos Estados Unidos há 164 anos. O candidato da maioria é Kevin McCarthy, mas após quatro dias e 12 rodadas de votações ele não conseguiu votos suficientes para se eleger.O problema é que deputados da ala mais radical do partido não concordam com a indicação de McCarthy, considerado moderado demais.

Por causa do impasse a Câmara não consegue dar início ao ano legislativo e empoçar os novos parlamentares eleitos no ano passado nas eleições de meio de mandato.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/01/2023 - 21:05

Últimas

O que vem por aí