Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Kariane Costa, concursada da EBC, é nova presidenta da empresa

Repórter Brasil

No AR em 16/01/2023 - 19:00

Tomou posse hoje (16) a nova presidenta da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista Kariane Costa, empregada concursada da EBC, assume o comando com a missão de fazer o processo de transição para uma nova gestão. Em 2022, a jornalista chegou a ser alvo de um processo de demissão após denunciar casos de assédio moral. A nomeação foi feita na sexta-feira (13) pelo presidente Lula. 

Kariane Costa foi recebida com aplausos pelos funcionários da EBC na sede da empresa, em Brasília. Ainda na portaria, onde os trabalhadores estavam reunidos, a nova diretora-presidenta assinou o termo de posse. Emocionada, disse que quer trabalhar para recuperar o caráter público da empresa. “A EBC precisa e deve servir ao povo brasileiro, precisa e deve olhar para os invisíveis, os marginalizados, aqueles que a mídia comercia vê como desinteressantes ou pouco rentáveis. Nós existimos para que todo brasileiro se sinta e veja representado na tela da televisão, nas ondas da rádio ou em notícias na internet”, afirmou Kariane no discurso de posse. 

Também foram anunciadas para a nova gestão da EBC mais quatro mulheres, todas jornalistas. Juliana Cézar Nunes, também empregada concursada da EBC, Nicole Briones, Flávia Filipini e Rita Freire, que ocupava a presidência do extinto conselho curador.

A EBC foi criada em 2007 para cumprir determinação constitucional de uma comunicação complementar, com mídias privadas, públicas e estatais. Desde 2016, no governo Temer, sofreu alterações na estrutura que prejudicaram a independência editorial, como o fim do mandato para presidente da estatal, e o fim do Conselho Curador, que reunia representantes da sociedade. Em 2019, já no governo Bolsonaro, a TV Brasil, emissora pública, foi fundida com a NBR, canal dedicado exclusivamente a divulgar as ações do governo federal. Também fazem parte da EBC as rádios Nacional, MEC e Nacional da Amazônia. E ainda a Agência Brasil, de notícias online, e a Radioagência Nacional, que distribuem conteúdo jornalístico gratuito para veículos no Brasil e no exterior.
 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/01/2023 - 18:55

Últimas

O que vem por aí