Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bate-Bolas fazem apologia ao nazismo com rosto de Hitler em fantasias

Repórter Brasil

No AR em 27/02/2023 - 19:00

Um grupo de carnaval encerrou a festa no Rio de Janeiro sob acusações de apologia ao nazismo. Os integrantes do bloco de bate-bolas desfilaram com o rosto de Adolf Hitler na fantasia. 

As críticas surgiram no Twitter assim que o grupo do Virtual de Madureira postou registros da fantasia que trazia o rosto do ditador alemão que exterminou milhares de pessoas na Segunda Guerra Mundial. 

A apologia ao nazismo é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão que pode variar de um a cinco anos e pagamento de multa 

Repercussão 

O assunto chegou à Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores do Rio. A vereadora Teresa Bergher, que também é integrante da comunidade judaica, prometeu levar o caso à polícia. Segundo a parlamentar, carnaval é momento de alegria e paz, e não de propagar o ódio e a intolerância. Em nota a presidente da Comissão afirmou que vai encaminhar um ofício à prefeitura do Rio para saber se o grupo é cadastrado na Secretaria de Cultura e se é possível cancelar o desfile do grupo no próximo carnaval. 

Em 2012 os bate-bolas foram declarados Patrimônio Cultural Carioca de Natureza Imaterial pela Prefeitura do Rio por serem parte da tradição carnavalesca e cultural da cidade. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/02/2023 - 21:45

Últimas

O que vem por aí