Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Terremoto: passam de 3 mil os mortos na Turquia e na Síria

Repórter Brasil

No AR em 06/02/2023 - 19:00

Tragédia no Oriente Médio. Fortes terremotos, o maior deles de magnitude 7,8 na escala Richter causaram a morte de mais de três mil pessoas na Turquia e na Síria. Só na Turquia são mais de 11 mil feridos, e milhares de vítimas seguem desaparecidas.

O primeiro terremoto foi seguido de mais de 50 réplicas, que são tremores menores. O primeiro abalo aconteceu antes do amanhecer desta segunda-feira (6) e durou cerca de um minuto e meio. No início da tarde houve o registro de outro terremoto, desta vez de magnitude 7,7. O tremor principal teve epicentro no povoado de Kahramanmaras, a dez quilômetros de profundidade, o que é considerado muito próximo ao solo. Essa é uma das razões para que o terremoto tenha causado tamanha destruição. O tremor foi sentido em um raio de 250 quilômetros. Os tremores foram registrados também em Israel, no Líbano, e no Chipre.

Tanto na Turquia, quanto na Síria, equipes de resgate passaram o dia tentando retirar sobreviventes dos escombros. Quem sobreviveu enfrenta dificuldades, além da perda de amigos e familiares, muitos estão desabrigados e com fome. Na região, a temperatura pode chegar a 0ºC durante a noite.

Segundo o governo turco, 45 países já ofereceram ajuda para procurar sobreviventes. Mas essa ajuda deve chegar só na terça-feira (7).

Este é o terremoto mais forte a atingir o país nos últimos anos, mas não o mais letal. Em 1999, um abalo de 7,6 matou 17 mil pessoas. Esse tipo de desastre é relativamente comum na Turquia porque o país está em cima de três placas tectônicas.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/02/2023 - 21:05

Últimas

O que vem por aí