Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comissão de Direitos Humanos debate trabalho análogo à escravidão

Repórter Brasil

No AR em 01/03/2023 - 19:00

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovaram uma proposta de audiência pública sobre a situação dos trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão em vinícolas de Bento Gonçalves. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (1º) na premeria reunião da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da casa. 

A presidente da Comissão, deputada Laura Sito (PT), esteve em Bento Gonçalves e fez um relato do que viu e escutou dos trabalhadores, como a alimentação estragada e as punições físicas. Destacou que foram realizadas denúncias não apuradas pelo poder público e a necessidade de abordar, na Comissão, a suspeita do envolvimento de agentes de segurança na repressão aos trabalhadores. Laura Sito apontou ainda o surgimento novas denúncias e a falta de condições para a fiscalização.

Repúdio à xenofobia

Na reunião da Comissão, também foi aprovada uma moção de repúdio ao discurso xenofóbico do vereador de Caxias do Sul (RS) Sandro Fantinel (Patriota). Hoje, o partido expulsou Fantinel do quadro de afiliados. 

Em discurso no plenário da câmara nessa terça-feira (28), ele fez comentários preconceituosos contra os trabalhadores que foram resgatados em situação comparável à escravidão em vinícolas do município de Bento Gonçalves (RS). Os 207 trabalhadores, a maioria baianos, atuavam em uma empresa terceirizada que fornecia mão de obra para as vinícolas Aurora, Salton e Garibaldi. Em nota de repúdio, o Patriota afirma que o discurso do vereador está “maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem, ao trabalho, já que se referem de forma vil a seres humanos tristemente encontrados em situação degradante”. 

Também hoje, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) falou sobre o zelo ao tipo de vinho utilizado nas celebrações das missas. Em nota, a CNBB recomenda que “se busquem, para a celebração da missa, vinhos de proveniência sobre as quais não existam dúvidas a respeito dos critérios éticos na sua produção”.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/03/2023 - 21:10

Últimas

O que vem por aí