Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Definição da taxa básica de juros, a Selic, movimenta a terça-feira

Repórter Brasil

No AR em 21/03/2023 - 19:00

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) começou, nesta terça-feira (21) a reunião para decidir a taxa básica de juros, a Selic. E a definição deve ser apresentada amanhã (22). 

Em protestos contra os altos juros, sindicalistas e estudantes foram às ruas em diversas capitais pedindo a diminuição da atual Taxa Selic, que está em 13,75%. Para os manifestantes, os juros altos beneficiam apenas os grandes rentistas, chamados por eles de tubarões. 

Lula volta a criticar o valor da Taxa Selic 

Em entrevista ao site Brasil 247, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a criticar o alto patamar da Taxa Selic, que hoje está em 13,75%. Também durante a entrevista Lula criticou a privatização da Eletrobras e falou sobre a viagem à China, programada para o próximo fim de semana. 

Nova regra fiscal deverá ser apresentada após visita à China

Lula disse hoje que a proposta da nova regra para controlar gastos públicos só será apresentada depois da viagem oficial à China. E o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou que o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária são as prioridades da área econômica. A declaração ocorreu durante encontro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Análise

A definição da nova taxa básica de juros, a Selic, acontece em meio a muita pressão: de um lado o governo querendo a redução, e do outro a expectativa do mercado pela manutenção no patamar atual. 

Quem explica um pouco melhor é comentarista de política e economia, Ricardo Caldas. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/03/2023 - 21:15

Últimas

O que vem por aí