Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dengue: vacina previne 80,2% dos casos

Repórter Brasil

No AR em 03/03/2023 - 19:00

O Brasil pode passar a contar, em breve, com mais uma ferramenta de enfretamento à dengue.

A Anvisa aprovou o uso, aqui no país, de uma nova vacina, que nos estudos clínicos, demostrou oferecer ampla proteção contra os quatro subtipos do vírus que causa a doença.

O imunizante é produzido pela farmacêutica japonesa Takeda e tem o nome comercial de Q-Denga.

A vacina previne 80% dos casos sintomáticos e mais de 90 por cento das hospitalizações. O imunizante pode ser oferecido para crianças acima de 4 anos, até adultos com 60 anos. A aplicação é em duas doses, com três meses de intervalo. A proteção dura pelo menos um ano.

Um detalhe importante é que a Q-Denga pode ser administrada tanto para quem já teve, quanto para quem nunca pegou dengue. Até então, a única vacina de dengue autorizada no Brasil, a Deng-vaxia, do Laboratório francês Sanofi- Pasteur, só pode ser aplicada em quem já teve a doença. No ano passado, o número de mortes por complicações da dengue bateu recorde no brasil, foram 1016. O número de casos passou de um milhão e 400 mil.

A vacina "Q-Denga" também foi aprovada pela Agência Sanitária da Europa. Mas vale reforçar que o próprio fabricante disse acreditar que a vacina tem potencial para se tornar "um" dos pilares do programa nacional de combate à dengue, juntamente com os métodos de controle do vetor. Ou seja, mesmo que a vacina passe, um dia, a ser oferecida de forma ampla para a população, o combate ao mosquito Aedes aegypti continua fundamental.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  dengue vacina Anvisa

Criado em 03/03/2023 - 19:00

Últimas

O que vem por aí