Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Bastardo: arte e representatividade da Baixada para o mundo

Repórter Brasil

No AR em 13/04/2023 - 19:00

Neste 13 de abril, Dia do Jovem, o Repórter Brasil te apresenta Mateus Maia, 25 anos, negro, periférico, filho de dona Carmem, faxineira da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Ele descobriu, observando Gilberto Gil e Abdias do Nascimento, que ele poderia ir além da condição que o cotidiano impunha. Mateus, que sempre gostou de grafite, conseguiu uma bolsa de estudos na instituição em que a mãe trabalha. E depois o seu talento lhe rendeu outra bolsa, na Escola de Belas Artes de Paris. 

E após uma temporada na Europa, ele voltou ao Brasil trazendo o ativismo, a rebeldia e o protesto da sua obra. Ele que sempre foi conhecido com um bastardo, se tornou O Bastardo, assumindo e pintando a própria história, com pinceladas fortes e que distorcem o senso comum. Voltou como um artista que todos os brasileiros, de qualquer idade, devem conhecer. 

Conheça 
Você pode conhecer o trabalho d’O Bastardo com a exposição O Retrato do Brasil é Preto, que fica em cartaz até 28 de maio no Museu de Arte do Rio. São mais de 50 obras do artista e a entrada é gratuita. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/04/2023 - 20:55

Últimas

O que vem por aí