Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fim da emergência global de covid-19, mas pandemia ainda existe

Repórter Brasil

No AR em 05/05/2023 - 19:00

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta sexta-feira (5), o fim da emergência global de covid-19. A decisão traz um simbolismo importante: vem depois de mais de três anos do início da crise mundial que afetou a vida de todos nós.

Mas não significa o fim da pandemia. Durante o pronunciamento, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, ressaltou que ainda precisamos manter a vacinação em dia para evitar o aumento de casos da doença. E que o pior que um país poderia fazer neste momento é “baixar a guarda”. 

Desde a declaração de emergência global, em março de 2020, mais de 765 milhões de casos da doença em todo o mundo. Até agora foram 6.921.614 mortes. A covid-19 segue classificada como uma pandemia ou seja uma doença com incidência global, assim como a aids e outras enfermidades. 

Vacina segue importante

Apesar do fim da emergência em saúde pública, a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcolmo, alerta que essa decisão não é para flexibilizar as medidas sanitárias que ainda precisam ser adotadas. De acordo com ela, a vacina bivalente ainda é a melhor forma de se prevenir contra a doença. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/05/2023 - 21:00

Últimas

O que vem por aí