Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PF cumpre mandado de busca e apreensão na casa de Bolsonaro

Repórter Brasil

No AR em 03/05/2023 - 19:00

Uma operação da Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (3), teve como um dos alvos de busca e apreensão a residência de Jair Bolsonaro, em Brasília, onde foram apreendidos o celular do ex-presidente e os cartões de vacinação dele, da esposa, Michelle Bolsonaro, e da filha de 12 anos. Além de uma arma. As investigações apontam que um esquema de falsificação de comprovantes de vacinação teria beneficiado Bolsonaro, seus familiares e também alguns seguranças, e possibilitado burlar a fiscalização sanitária no Brasil e no exterior durante a vigência da pandemia. Ao todo, a Operação Venere cumpriu 16 mandados de busca apreensão e seis de prisão preventiva no DF e no Rio de Janeiro. A ação investiga a inserção de dados falsos de vacinação contra a covid-19 em dois sistemas exclusivos do Ministério da Saúde. 

Entre os detidos é o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordem de Bolsonaro. Na casa dele foram apreendidos cerca de R$ 195 mil em espécie. Foi por meio da quebra do sigilo das trocas de mensagens de Mauro Cid que foi identificada a suposta adulteração dos cartões de vacina. Mauro Cid optou por ficar calado durante o depoimento na PF. 

A defesa do ex-presidente disse que Bolsonaro só prestará depoimento à Polícia Federal depois que tiver  acesso aos autos do processo. O pedido já foi feito ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista, Jair Bolsonaro afirmou que nem ele e nem a filha se vacinaram, e que não fraudou os certificados. 

Entre os crimes apurados pela Polícia Federal estão o de infração de medida sanitária preventiva e associação criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção de menores. 

Repercussão 

No Congresso, partidos da base governista classificaram como graves as acusações contra Bolsonaro. Já integrantes do Partido Liberal (PL), partido do ex-presidente, disse que não há elementos que o vinculem aos fatos. E que essa operação da PF foi uma reação ao adiamento da votação do PL das Fakes News, ontem (2), na Câmara. 

Vale lembrar que a Operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e faz parte do inquérito que apura a suposta atuação de uma milícia digital no Brasil. 

A apreensão de celular e documentos na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, repercutiu também no exterior. Acompanhe os destaques do noticiário internacional sobre o assunto. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/05/2023 - 20:50

Últimas

O que vem por aí