Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

STF retoma hoje julgamento do marco temporal das terras indígenas

Repórter Brasil

No AR em 07/06/2023 - 12:15

A sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) que vai tratar do uso do marco temporal para a demarcação de terras indígenas está marcada para as 14h, no plenário da Corte, e será acompanhada por lideranças dos povos originários. Eles devem ficar acampados na Esplanada dos Ministérios, com outros dois mil indígenas, até o fim do julgamento. Também foram programadas para esta quarta-feira (7) manifestações nos estados. 

Os ministros vão julgar a tese de que os indígenas somente teriam direito aos territórios que estavam em suas posses no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição, ou aqueles que estavam em disputa judicial na época. 

Essa proposição é defendida pelos proprietários de terras. Já os indígenas argumentam que constituições anteriores à de 1988 já garantiam a ocupação dos territórios por esses povos. E que o direito territorial é atualmente cláusula pétrea. 

O processo que motivou a discussão é a disputa pela posse da terra indígena Ibirama, em Santa Catarina. A área é habitada pelos povos Xokleng, Kaingang e Guarani. A decisão do Supremo é importante porque valerá para todos os casos relacionados a disputas envolvendo áreas indígenas. 

O julgamento havia sido suspenso em setembro de 2021. Atualmente, a questão está empatada em 1 a 1. O ministro Edson Fachin votou contra a tese e Nunes Marques a favor. Na semana passada, a Câmara dos Deputados se antecipou ao STF e aprovou o marco temporal, mas a matéria ainda precisar ser discutida e aprovada pelo Senado. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/06/2023 - 15:20

Últimas

O que vem por aí