Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil tem 1,6 milhão de indígenas, aponta Censo Indígena

Repórter Brasil

No AR em 07/08/2023 - 19:00

Em Belém, plateia cheia para receber os novos dados do Censo Indígena. Mas antes da parte oficial, cantos e danças para celebraram o momento. Uma comemoração por saber quantos são e onde estão os povos indígenas do Brasil. Com o recenseamento mais completo, visitando territórios e áreas mais afastadas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) descobriu que o país Tem mais de um 1,6 milhão indígenas, quase o dobro do apontado no Censo de 2010.

A região Norte concentra o maior número de indígenas: 44% da população. Em seguida vem o nordeste, com 31%; Centro-Oeste com 11%; Sudeste com 7%; e Sul com 5%. Os estados com maior número de pessoas indígenas são Amazonas, Bahia e Mato Grosso do Sul. Entre os municípios, Manaus é o que tem maior quantidade dessa população, seguido por São Gabriel da Cachoeira. Já a cidade com maior proporção indígena é Uiramutã (RR), onde 96% dos habitantes são indígenas. Em seguida vem Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, ambas no Amazonas.

O estudo também mostra que quase 37% da população indígena mora em terras demarcadas. Mas, dentro dessas terras, 9,7% da população, cerca de 67 mil moradores, não se declaram indígenas. A terra Yanomami tem o maior número de habitantes indígenas, equivalente a 4,3% do total que vive em áreas demarcadas. A segunda é a Raposa Serra do Sol, com 26 mil moradores indígenas.

Fora dessas áreas demarcadas, há 630 mil domicílios brasileiros onde mora pelo menos uma pessoa indígena, o que correspondendo a 0,87% do total.

O cacique Raoni, uma das lideranças mais conhecidas no Brasil e do mundo, destaca que não é importante apenas saber quantos são, mas também proteger e demarcar as terras indígenas.

Entrevista 

Quem também comenta os números é o coordenador-geral da Articulação dos Povos Indígenas (Apib), Kleber Karipuna, que conversou ao vivo com a TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/08/2023 - 19:55

Últimas

O que vem por aí