Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cidades do Amazonas em estado de emergência por conta da estiagem

Repórter Brasil

No AR em 26/09/2023 - 19:00

Subiu para 15 o número de cidades que estão em estado de emergência no Amazonas por causa da estiagem. Os rios continuam baixando 30 centímetros por dia e os moradores enfrentam até a falta de abastecimento de alimentos. 

O problema é comum na região Norte nessa época do ano, mas ele aumentou de frequência e de intensidade por causa da crise climática no planeta. Esse ano a seca foi agravada pelo aquecimento das águas dos oceanos, provocado pelo fenômeno El Niño, que causou a diminuição de nuvens e chuvas. 

O transporte no Norte é feito em grande parte pelos rios, por isso a baixa nos rios isola cidades e a população tem dificuldade de receber alimentos e água. E 20 mil crianças podem ficar sem ter como chegar às escolas. 

Na tarde desta terça-feira (26), o governador do estado, Wilson Lima, se reuniu com os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para discutir o problema. De acordo com o governador do estado, Wilson Lima, uma força-tarefa foi criada e se comprometeu com o envio de cestas básicas e água. Também vai intensificar o combate a incêndios. O grupo também discutiu o acesso a programas sociais federais e liberação de emendas parlamentares. O detalhamento com todas as ações de ajuda humanitária vai ser anunciado ainda esta semana.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/09/2023 - 20:20

Últimas

O que vem por aí