Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Claudia Goldin vence o Nobel de economia deste ano

Repórter Brasil

No AR em 09/10/2023 - 19:00

A norte-americana Claudia Goldin venceu o Nobel de economia deste ano. Ela foi premiada por seus estudos sobre mulheres no mercado de trabalho.

Ao fazer o anúncio da ganhadora, a Real Academia Sueca de Ciências destacou a importância dos estudos de Claudia Goldin para o avanço da nossa compreensão dos resultados das mulheres no mercado de trabalho.

A vencedora tem 77 anos, é doutora pela Universidade de Chicago e professora da Universidade de Harvard e foi a primeira mulher a ser titular no departamento de economia da universidade.

Claudia Goldin vasculhou arquivos e coletou mais de 200 anos de dados dos Estados Unidos, o que permitiu que ela demonstrasse como e porquê as diferenças de gênero nos rendimentos e nas taxas de emprego mudaram ao longo do tempo. Nesse período, a economista mostrou que a participação feminina no mercado de trabalho não teve uma tendência ascendente, mas, sim, uma curva em forma de U. Goldin também fez estudos sobre o impacto da pílula contraceptiva na carreira e nas decisões matrimoniais das mulheres.

Ela é a terceira mulher a ganhar o Nobel da Economia. Claudia vai receber um prêmio no valor de 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a mais de R$ 5 milhões.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/10/2023 - 21:05

Últimas

O que vem por aí