Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

IBGE: 1,5 milhão de brasileiros trabalham aplicativos de serviços

Repórter Brasil

No AR em 25/10/2023 - 19:00

Mais de nove milhões de pessoas no país já trabalham de forma remota. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É grande também o número de pessoas que trabalham por meio de aplicativos de serviços. No Brasil, já somam 1,5 milhão. Mais da metade – 52,2%, na área de transporte de passageiros. Outros 39,5%, ofereciam nas plataformas serviços de entrega de comida e outros produtos. Cerca de 13% trabalharam nas plataformas oferecendo serviços gerais.

A região Norte foi a que apresentou a maior parcela de trabalhadores no transporte particular de passageiros. No recorte por sexo, os homens eram 81,3% dos trabalhadores nos aplicativos. E 48,8% metade tinha entre 25 e 39 anos de idade.

Nos últimos três meses De 2022, os trabalhadores de aplicativos tiveram rendimento médio maior em R$ 130, mas também trabalharam mais. A jornada média por semana entre outubro e dezembro passou de pouco mais de 39 horas para 46 horas.

O estudo do IBGE também mostrou o perfil do teletrabalho no ano passado, modalidade que tem ganhado adeptos desde a pandemia. No recorte por raça, pessoas brancas aderem mais à modalidade do que pessoas pretas ou pardas e as mulheres são a maioria.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/10/2023 - 21:00

Últimas

O que vem por aí