Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação da Polícia Federal investiga uso indevido de GPS pela Abin

Repórter Brasil

No AR em 20/10/2023 - 19:00

A Polícia Federal prendeu, em Brasília, dois funcionários da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). As prisões fazem parte da investigação sobre rastreamento ilegal de celulares pela agência.

Segundo a investigação, funcionários da Abin usaram um software, comprado com dinheiro público, para invadir a rede de telefonia diversas vezes e rastrear celulares sem autorização judicial. Além do uso indevido do sistema, a polícia apura a atuação de dois servidores que, diante da possibilidade de demissão e processo administrativo, usaram o conhecimento sobre o uso do sistema como forma de chantagem.

Os investigados podem responder por invasão de dispositivo alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações sem autorização judicial.

A Abin diz que tem colaborado com as investigações desde o início. E que afastou cautelarmente os servidores investigados. E destacou que a ferramenta usada indevidamente foi comprada em 2018 e que, após correições, deixou de usar o sistema em maio de 2021.

Em uma rede social, o deputado delegado Ramagem, que era diretor da Abin no período investigado, afirmou que o sistema foi comprado em 2018, e ele assumiu em 2019. Ramagem disse ainda que encaminhou o sistema à corregedoria.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/10/2023 - 20:40

Últimas

O que vem por aí