Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Chacinas policiais deixaram 1.137 mortos em sete anos no Grande Rio

Repórter Brasil

No AR em 27/11/2023 - 19:00

A cada mês, a região metropolitana do Rio de Janeiro tem três chacinas com participação de policiais. Nos últimos sete anos, 283 operações policiais deixaram 1.137 mortos. Os dados fazem parte de um levantamento divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Instituto Fogo Cruzado.

Mais da metade dessas mortes ocorreram na zona norte da capital, com 373 casos, e também na Baixada Fluminense, com 255 mortes. Do outro lado da Baía de Guanabara, no município de São Gonçalo, 109 pessoas foram mortas em operações policiais. De acordo com o Instituto, essas chacinas ocorrem quando algum policial é ferido ou morto, nas chamadas Operação Vingança.

Segundo o instituto, chacina é o conceito usado para quando três ou mais pessoas são mortas em uma operação. E para saber mais você pode acessar a plataforma Chacinas Policiais.

Polícia Civil

A Secretaria de Estado da Polícia Civil do Rio de Janeiro disse em nota que desconhece a metodologia utilizada para o mapeamento do Instituto Fogo Cruzado. E que segundo dados oficiais, o estado registrou reduções nos dados de crimes contra a vida. De acordo com esses números, a letalidade violenta chegou ao menor patamar em mais de 30. E as mortes por intervenção de agentes do estado estão no menor número em dez anos.

Entrevista

Para falar sobre esses dados, o Repórter Brasil recebe Maria Isabel Couto, diretora do Instituto Fogo Cruzado

Leia mais

Grande Rio teve 283 chacinas policiais em sete anos, diz Fogo Cruzado

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/11/2023 - 21:05

Últimas

O que vem por aí