Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Enem: trabalho invisibilizado feito por mulheres é tema da redação

Repórter Brasil

No AR em 06/11/2023 - 19:00

A prova de redação foi o destaque deste primeiro dia. Os candidatos foram levados a refletir sobre o "Trabalho de Cuidado".

De uma forma resumida, o trabalho de cuidado inclui o trabalho doméstico, remunerado ou não, o cuidado com as crianças, idosos e pessoas com deficiência, os serviços prestados em creches. Atividades exercidas sobretudo por mulheres, um trabalho que é invisível e, segundo estudiosos, responsável por mover o mundo.

Estamos com a Katia Maia que é diretora executiva da Oxfam Brasil que tem compromisso com a luta contra o racismo e o machismo, e respeito às identidades de gênero. Sobre o tema da redação do Enem que tratou dos "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

A Oxfam já realizou relatórios que mostram que as mulheres fazem mais de 75% de todo trabalho de cuidado não remunerado do mundo. Que trabalham menos horas em seus empregos ou tem que abandoná-los por causa da carga horária para cuidarem de outras pessoas.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/11/2023 - 21:00

Últimas

O que vem por aí