Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Paraguai pede repatriação do canhão El Cristiano

Repórter Brasil

No AR em 03/11/2023 - 19:00

Uma controversa histórica voltou à tona com a posse de Santiago Peña como presidente do Paraguai. Antes da eleição, ele havia manifestado a intenção de voltar a negociar com o Estado brasileiro a repatriação de itens que compõem o espólio da Guerra do Paraguai.

Um dos mais famosos é o canhão 'El Cristiano', exposto no Museu Histórico Nacional, no Rio. O armamento foi tomado como uma espécie de troféu pelo Brasil durante a Guerra do Paraguai.

O canhão El Cristiano é objeto de um processo de repatriação que já dura mais de 10 anos. A disputa não gira em torno só de uma arma física, mas também de questões imateriais, como memória, valores e discursos associados ao canhão.

El Cristiano foi usado contra o Brasil em 1866, na batalha do Curupaiti. O nome não foi dado à toa. El Cristiano, em português, O Cristão. Isso porque o armamento foi formado a partir do derretimento de sinos de igrejas paraguaias.

O objeto se tornou símbolo da união de um povo em prol da Nação. Só que, além disso, o canhão também é tombado no Brasil há 25 anos pelo Iphan.

O dilema é: devolver a peça aos donos originários ou preservar o canhão do Brasil como um memorial?

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/11/2023 - 20:25

Últimas

O que vem por aí