Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Retrospectiva 2023: covid-19, vacinação e calor intenso marcam a Saúde

Repórter Brasil

No AR em 29/12/2023 - 19:00

O ano de 2023 começou com dúvidas sobre como seria o combate à covid-19. O fim da emergência sanitária não resultou em total desmobilização. Novas vacinas incluídas no SUS e o efeito das ondas de calor no organismo também são alguns dos destaques que você vê agora na Retrospectiva de Saúde.

Depois de 3 anos de alerta máximo por causa da pandemia de covid-19, finalmente, chegou um alívio para a população em 2023. Em maio, a Organização Mundial de Saúde anunciou que o estado de emergência em saúde pública, emitido em 2020, havia chegado ao fim. Mas, isso não significava abrir mão dos cuidados contra a doença. As vacinas voltaram aos holofotes com a retomada de mobilizações nacionais e o combate a notícias falsas sobre imunização.

Já entre os avanços no combate ao mosquito aedes aegypti e às doenças que ele transmite, está a incorporação da vacina da dengue ao SUS. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. 
A doação de órgãos ganhou força no noticiário após o apresentador Fausto Silva anunciar em agosto que estava na fila do transplante de coração. Desde 2020, ele tratava de insuficiência cardíaca, mas a situação se agravou. Ele conseguiu um doador e, desde então, se empenhou na divulgação da importância da doação de órgãos. 

Em novembro duas leis foram sancionadas para trazer mais dignidade aos brasileiros em termos de saúde. Uma delas é a que garante pensão natalícia a filhos de pessoas com hanseníase que foram separadas dos pais. O governo também determinou que todas as mulheres têm direito a um acompanhante maior de idade durante as consultas médicas, exames e procedimentos realizados nas unidades públicas e privadas de saúde. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/12/2023 - 20:30

Últimas

O que vem por aí