Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nova legislação promete valorizar professores da educação básica 

Repórter Brasil

No AR em 26/01/2024 - 19:00

Valorizar os profissionais que atuam na educação básica. Esse é o principal objetivo de uma nova lei, aprovada no Congresso Nacional, depois de 5 anos de debates, e sancionada neste mês pelo presidente Lula. A legislação prevê a criação de planos de carreira para o magistério superior e melhores condições de trabalho para quem está no dia a dia das escolas. 

Entre as medidas estão a previsão de concurso público obrigatório, incentivos à dedicação exclusiva; adoção de piso salarial justo; remuneração digna; e jornada que inclua atividades extraclasse. 

Mas, para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Cnte), apesar de a lei ter boas orientações aos estados, não traz a previsão dos recursos para garantir esses direitos. 

Apagão

A valorização quer evitar também outro problema: o “apagão da educação básica”. Um estudo do Inep verificou que, em 2022, já havia insuficiência de professores com formação adequada para atuar nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, em todas as unidades da federação. 

O que diz o MEC

Sobre recursos para a educação básica, segundo o Ministério da Educação, no ano passado houve um investimento de R$ 9,6 bilhões, com uso da verba de 99,5% do valor. Entre os programas beneficiados, estão o Escola em Tempo Integral e o Criança Alfabetizada, além da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e uma reorganização das estratégias de financiamento e ampliação de vagas na educação infantil. Os recursos, ainda segundo o MEC, impactam diretamente as redes de ensino, as escolas, os estudantes e os profissionais da educação, como os professores. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/01/2024 - 20:25

Últimas

O que vem por aí