Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agência Especial Brasileira investe em monitoramento da Amazônia

Repórter Brasil

No AR em 22/02/2024 - 19:00

Neste mês de fevereiro a Agência Especial Brasileira (AEB) completou 30 anos de existência. Nesta quinta-feira (22), a organização relembrou as conquistas dessas três décadas e apresentou os novos projetos. Entre eles, o desenvolvimento de um satélite em parceria com a China, que vai melhorar a tecnologia de monitoramento da Amazônia. O investimento será de US$ 100 milhões e o lançamento está previsto para 2028. 

Na solenidade de hoje também foram destacados momentos marcantes da história do programa espacial brasileiro, que começou em 1961, com a criação do Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais. Em 1965, foi criado o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte. Foi o primeiro centro do tipo na América do Sul e já fez mais de 3.500 lançamentos de foguetes. 

O centro de lançamento de Alcântara, no Maranhão, veio em 1983. Hoje, a base é aberta para utilização de entidades estrangeiras, e já houve o lançamento de foguete de uma empresa sul-coreana. Em 2006, o Brasil teve seu primeiro astronauta: o hoje senador Marcos Pontes, que decolou rumo à Estação Espacial Internacional. 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/02/2024 - 21:05

Últimas

O que vem por aí