Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ex-presidente do chile morre em acidente aéreo

Repórter Brasil

No AR em 06/02/2024 - 19:00

Morreu nesta terça-feira (6) o ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera. A informação foi confirmada pelo escritório dele.

Piñera estava em um helicóptero que caiu em um lago, na região de Los Ríos, lugar onde ele passava férias. Ele não teria conseguido tirar o cinto de segurança a tempo.

Além do ex-presidente, ao menos outras três pessoas estavam na aeronave e foram resgatadas com vida. Sebastián Piñera tinha 74 anos.

Ele foi presidente do Chile por dois mandatos: de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Em 2010, ele era o presidente do país quando 33 mineiros ficaram soterrados por 70 dias e foram resgatados com vida.

Em 2019, o governo dele enfrentou fortes protestos populares, os maiores já vistos no país, e que resultaram na convocação de uma Assembleia Constituinte. Como consequência, Piñera terminou o mandato com uma aprovação popular em torno de apenas 13%. O governo do Chile decretou 3 dias de luto oficial.

Líderes mundiais prestam condolências 

O presidente chileno Gabriel Boric prestou condolências à família do ex-presidente. Ele disse que Piñera foi, acima de tudo, um democrata, que teve êxito em momentos cruciais para o país como o resgate dos 33 mineiros e a condução da pandemia de covid-19 no país. 

O presidente Lula escreveu, numa rede social, disse que está surpreso e triste com a morte de Piñera. Ele disse "trabalhamos pelo fortalecimento da relação de nossos países e sempre tivemos um bom diálogo. Meus sentimentos aos familiares e amigos".

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/02/2024 - 21:40

Últimas

O que vem por aí