Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festa de Yemanjá leva milhares de pessoas à praia no Rio de Janeiro

Repórter Brasil

No AR em 02/02/2024 - 19:00

As ruas do centro do Rio de Janeiro e a praia de Ipanema foram palco do cortejo para celebrar o Dia de Yemanjá, a rainha dos mares e mãe de todos, segundo as religiões de matriz africana. A festa reuniu milhares de pessoas. 

Iemanjá é uma orixá que faz parte das religiões de matriz africana no Brasil, como o Candomblé e a Umbanda. Em seu culto original, é um orixá associado aos rios e desembocaduras, à fertilidade feminina, à maternidade. Ela também é regente da pesca e padroeira dos pescadores.

A tradição de celebrar Yemanjá no Rio vem dos anos 1950, quando o de santo Tata Tancredo decidiu levar as giras de Umbanda para a praia da Zona Sul. Foram as homenagens à orixá que deram origem ao famoso réveillon de Copacabana. Pesquisadores apontam que adeptos da Umbanda foram os primeiros a adotar a prática de se reunir no último dia do ano na praia mais visitada do Rio de Janeiro. Até meados dos anos 1990, muitas pessoas se reuniam na praia no dia 31 de dezembro com bolo, frutas, doces, manjar e as oferendas a Iemanjá.

Veja mais 

Conheça mais sobre a centenária festa de Yemanjá no Rio Vermelho

Leia mais

Homenagem a Iemanjá reúne milhares de pessoas no Arpoador

Réveillon no Rio começou com a Umbanda, hoje afastada da festa 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/02/2024 - 21:35

Últimas

O que vem por aí