Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alerta do Unicef: 2,1 milhões de crianças não tem acesso à água

O Dia Mundial da Água é comemorado nesta sexta-feira (22). Nesta data, que chama a atenção para a preservação desse recurso natural.

Em todo o Brasil são 2,1 milhões crianças e adolescentes até 19 anos sem acesso adequado à água potável, segundo o levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, feito com base em dados do Censo 2022 do IBGE. O problema afeta de forma mais intensa as populações em situação mais vulnerável, nas regiões Norte e Nordeste. 

Uma comunidade em Brasília não tem água encanada. Os 17 mil moradores contam apenas com um chafariz abastecido pela concessionária. Algumas pessoas fizeram ligações com mangueiras para ficar mais perto de casa, mas isso pode gerar contaminação da água.

Érica vive na região com quatro filhos e não tem água potável em casa. Ela conta que passou a buscar alternativas como ferver a água, para as crianças beberem e, assim, evitar episódios de diarreia. 

O relatório do Unicef também salienta o prejuízo à educação decorrente da falta de acesso à água. De acordo com o Censo Escolar 2023, 1,2 milhão de estudantes estão matriculados em escolas públicas que não tem acesso adequado à água potável. 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  água Unicef

Criado em 22/03/2024 - 20:55

Últimas

O que vem por aí